domingo, 28 de agosto de 2016

RESOLUÇÃO QUESTÃO 04 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.1



RESOLUÇÃO


CONFORME DETERMINA O ITEM 30, LETRA A DA NBC TG 30:

os juros devem ser reconhecidos utilizando-se o método da taxa efetiva de juros tal como definido na NBC TG 38;”

OU SEJA, O RECONHECIMENTO DA RECEITA FINANCEIRA COM JUROS NO MÊS JANEIRO DE 2016 DEVERÁ SER A REALIZADA DO SALDO DO INVESTIMENTO ACUMULADO (CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA) EM 31.1.2016, MULTIPLICADO PELA TAXA DE JUROS EFETIVA CONTRATADA DE 2% AO MÊS. 

PODEMOS VER NO QUADRO ACIMA EM 31.1.2016 ´RENDIMENTO – A RECEITA FINANCEIRA – EM JANEIRO DE 2016 FOI DE R$ 41.616,00.

RESPOSTA LETRA B.

11 comentários:

  1. Muito obrigado! Errei está, pois descontei da Receita de Janeiro o IRRF porque foi em 31/01/2016.

    ResponderExcluir
  2. Eu errei, pois quando falou sobre valor da receita financeira a ser reconhecida em janeiro de 2016, imaginei que seria R$ 122.416,00. Onde é que eu teria certeza ser apenas o valor dos rendimentos de aplicação?

    ResponderExcluir
  3. Me expliquem e notifiquem por favor a pergunta feita!

    ResponderExcluir
  4. Me expliquem e notifiquem por favor a pergunta feita!

    ResponderExcluir
  5. Eu errei, pois quando falou sobre valor da receita financeira a ser reconhecida em janeiro de 2016, imaginei que seria R$ 122.416,00. Onde é que eu teria certeza ser apenas o valor dos rendimentos de aplicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No parágrafo em negrito pede a receita financeira a ser reconhecida em Janeiro. A receita de rendimentos é mensal, cada mês tenho receita sobre meu saldo na aplicação, se tivessem pedido o total de receita reconhecida seria a soma.

      Excluir
  6. Porque não deduziu o IR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR só é deduzido no momento do resgate. Como a questão pediu a receita financeira em JAN/16, não se deve considerar que no mesmo mês houve o resgate. Se pedisse o total a ser reconhecido após o resgate, aí deveria ser descontado os 18% sob a receita.
      Infelizmente foi uma questão bastante capciosa, uma vez que ela apresenta a resposta no quadro do enunciado.

      Excluir
  7. Não entendi também porque não foi descontado o IR, pode nos explicar? Obrigad0.

    ResponderExcluir
  8. IR é apurado depois das receitas financeiras.

    ResponderExcluir
  9. Resposta correta é a A, pq esta perguntando a receita liquida em Janeiro, que é o rendimento 41.616,00 - (18.362,40) = 23.253,60

    ResponderExcluir