terça-feira, 19 de janeiro de 2016

RESOLUÇÃO QUESTÃO 16 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.2


RESOLUÇÃO:

Fatos Modificativos - São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa. (Só Contabilidade)


Conforme a exposição do conceito do fato modificativo podemos analisar o enunciado da questão e solucionar como segue.

Temos 2 situações relevantes: 1 - Houve pagamento, à vista, com gastos para tentar descobrir a cura de uma determinada doença, e que os dados são confiáveis. 2 - Os relatórios que indicam o fato contábil acontecido foi aprovado pela direção, dando validade que tal fato ocorreu.

NBC TG - 03, item 18 - O reconhecimento de um item como ativo intangível exige que a entidade demonstre que ele atende: (a)    a definição de ativo intangível (ver itens 8 a 17); e os critérios de reconhecimento (ver itens 21 a 23). No item 3º não é certeza que virá benefício futuro para a entidade, por isso não pode ser considerado ativo intangível. 

Com isso, podemos concluir que houve gastos (despesas) com a busca da cura de uma determinada doença. Como houve despesa é uma fato contábil modificativo, e é diminutivo pois envolve uma conta do resultado (despesa) e uma patrimonial (ativo - caixa), ou seja, saiu dinheiro do caixa (redução do ativo) e pagou uma despesa (resultado), se é despesa reduz o patrimônio líquido da empresa.

RESPOSTA LETRA D.

7 comentários:

  1. mas o caixa seria uma conta do ativo e nao do patrimonio, nao entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. houve um gasto, que não se concretizou como bem intangível, assim esse gasto se tornou uma despesa e consequentimente o patrimônio líquido diminuiu

      Excluir
    2. Ele não disse que caixa era do patrimônio líquido, como vc está entendendo, ele disse patrimonial (conjunto das contas q constam os bens, direitos, obrigações e PL).

      Excluir
    3. Vou deixar bem claro e objetivo para você entender. O Patrimônio Liquido é a dedução final de todas as contas do ativo com as contas do passivo, como mostra no exemplo (Patrimônio Liquido = Ativo - Passivo), Então mediante as informações explicita no texto dessa questão, O pagamento da pesquisa para descobrir a cura da doença foi efetuado a vista, sendo o pagamento efetuado a vista, não gerou nenhuma conta de passivo como obrigação a ser paga, acontecendo desta forma o valor do pagamento sobre essa transação de fato modificador, fez com que houvesse uma redução direto entre o ativo e o Patrimônio Liquido, sem gerar nenhuma conta de obrigação por nome de Passivo. Deu pra você entender agora?

      Excluir
  2. Então, se é despesa, vai pra DRE, consequentemente, o lucro/prejuízo vai pro PL.
    Certo?

    ResponderExcluir
  3. ATIVO - PASSIVO = PL
    10 - 5 = 5
    SE REDUZIR O ATIVO,
    9 - 5 = 4, ACABA REDUZINDO O PL TAMBÉM.

    ResponderExcluir