quinta-feira, 26 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 37 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO: 

De acordo com a NBC TG 46 (R1) – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO


Participantes do mercado


22.    A entidade deve mensurar o valor justo de um ativo ou passivo utilizando as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, presumindo-se que os participantes do mercado ajam em seu melhor interesse econômico.

ITEM I: VERDADEIRO
                                                                                                                                                                 

Preço

24.    Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.

ITEM II: FALSO (O valor justo não está condicionado a existência de preço diretamente observável, este pode ser estimado ou usando outras técnicas)
                                                                                                                                                                 

Definição de valor justo

9.      Esta Norma define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

ITEM III: VERDADEIRO

RESPOSTA LETRA "A"

2 comentários:

  1. NA QUESTÃO 37 A OPÇÃO D NÃO VEJO O PORQUÊ DE ESTÁ INCORRETA? HÁ COMO ANULAR ESTA QUESTÃO?
    O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade. Para alguns ativos e passivos, pode haver informações de mercado ou transações de mercado observáveis disponíveis e para outros pode não haver. Contudo, o objetivo da mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo - estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre parti cipantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de mensuração do ponto de vista de participante do mercado que detenha o ativo ou o passivo). A melhor evidência de valor justo é a existência de preços cotados em mercado ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo errado, porque diz que está condicionado a um preço existente, e na verdade não está.

      Excluir