quinta-feira, 26 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 36 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Vamos ver o que diz a Norma em relação aos assuntos de Contrato de Preço Fixo, Propoção das Receitas com as Despesas Incorridas.


NBC TG 17 – CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO

Reconhecimento das receitas e das despesas do contrato


22.     Quando a conclusão do contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as receitas e os custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (stage of completion) da atividade contratual ao término do período de reporte. A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa, de acordo com o item 36.

23.       No caso de contrato de preço fixo (fixed price), a conclusão do contrato de construção pode ser estimada com confiabilidade quando todas as condições seguintes estiverem satisfeitas:
(a)      a receita do contrato puder ser mensurada com confiabilidade;
(b)     for provável que os benefícios econômicos associados ao contrato fluirão para a entidade;
(c)      tanto os custos para concluir o contrato quanto o estágio de execução (stage of completion) da atividade contratual puderem ser mensurados com confiabilidade, ao término do período de reporte; e
(d)     os custos atribuíveis ao contrato puderem ser claramente identificados e mensurados com confiabilidade de forma tal que os custos atuais incorridos possam ser comparados com estimativas anteriores.


31.         Quando o estágio de execução (stage of completion) for determinado com base nos custos do contrato incorridos até a data, somente aqueles custos do contrato que reflitam o trabalho executado devem ser incluídos nos custos incorridos atá a data. São exemplos de custos do contrato que não devem ser considerados como incorridos:
(a)   custos que se relacionem com as atividades futuras do contrato, tais como os custos de materiais que tenham sido entregues no local da obra ou reservados para posterior utilização, mas que não tenham sido instalados, usados ou aplicados durante a execução do contrato, a menos que tais materiais tenham sido produzidos especificamente para o contrato; e

(b)    pagamentos antecipados a subcontratados por trabalho a ser executado nos termos de um subcontrato.


Então de acordo com a NBC TG 17 a Receita será reconhecida com base nos Custos Incorridos, os Custos Incorridos segunda a norma não devem entrar os materiais comprados e entregues na obra que não foram usados.

Pra relacionar as Receitas com as Despesas, temos que descobrir por qual a participação de cada ano no total das despesas, ou seja, saber quanto cada ano consumiu em percentual referente as despesas. Depois aplicar esse percentual no valor da Receita Total e assim encontrar a Receita de cada ano.
Lembrando que a questão diz que teve um gasto no ano 2 de 450 mil de aquisição de material entregues na obra, porém esses materiais foram utilizados no ano 3, então no quadro fornecido pela questão são dos gastos e não das despesas, abaixo o quadro com as despesas incorridas.

DESPESAS INCORRIDAS
ANO
VALORES 
%
1
2.250.000,00
25%
2
2.250.000,00
25%
3
4.500.000,00
50%
TOTAL
9.000.000,00
100%

Agora vamos relacionar as Receitas com as Despesas, aplicando o percentual encontrado de cada em cada ano, para encontrarmos a Receita de cada um.

RECEITAS POR ESTÁGIO DE EXECUÇÃO
ANO
VALORES
%
1
                3.000.000,00
25%
2
                3.000.000,00
25%
3
                6.000.000,00
50%
TOTAL
              12.000.000,00
100%

RESPOSTA LETRA "C"

14 comentários:

  1. OI, professor não entendi essa questão, da onde saiu esses valores 2.200.000,00
    4.550.000,00, se enunciado traz 2,7 milhões e 4,05 milhões?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    Professor, eu também não entendi essa questão, gostaria de saber de onde saíram os valores R$ 2.200.000,00 e R$ 2.250.000,00.

    ResponderExcluir
  3. Professor, não consegui entender como chegou ao valor de 2.200.000,00 e 4.550.000,00.

    ResponderExcluir
  4. Olá professor, é possível responder esta questão novamente???

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente me desculpem, continha um erro na resolução, corrigi os valores, na pressas não me atentei aos números.

    A questão diz que teve um gasto no ano 2 de 450 mil de aquisição de material entregues na obra, porém esses materiais foram utilizados no ano 3, então no quadro fornecido pela questão são dos gastos e não das despesas.

    Então no Ano 2 tinha 2,7 milhões menos os 450mil fica então 2,25 milhões, e no Ano 3 tinha 4,05 milhões somando os 450mil fica 4,55 milhões

    Agora está corrigido.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Nao consegui compreender essa questao!

    ResponderExcluir
  7. Ele só distribuiu as receitas que eram de 12 milhões nos três anos, por que a receita não pode ser reconhecida toda de uma vez, e nem depois de terminar a obra, já que é uma operação de L.P, ou seja, ele reconheceu a receita PROPORCIONALMENTE às despesas incorridas, o problema é esses 450 mil reais que é do ano 2, mas só será reconhecido no ano 3.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que entendi, como a construtora fala que "a conclusão do contrato podia ser estimada com confiabilidade", será aplicada a proporção (percentual) previsto das despesas, para a contabilização do respectivo (percentual) sobre a receita, nos devidos anos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. ANO 1: 2.250.000 / 9.000.000 X 100 = 25% ANO 2: 2.700.000 (450.000 que foram utilizados no ano 3)/9.000.000 x 100 = 25% ANO 3: 4.050.000 + 450.000( transferidos do ano 2) / 9.000.000 x 100 = 50%

    VALOR DA RECEITA:
    ANO 1: 25% DE 12 milhões = 3 milhões
    ANO 2: 25% DE 12 milhões = 3 milhões
    ANO 3: 50% DE 12 milhões = 6 milhões



















    ResponderExcluir
  11. No gabarito oficial consta como letra D, seria essa a resposta?

    ResponderExcluir