quarta-feira, 25 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 22 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO: 

Mais uma vez repito que não sou especialista na área pública, porém essa questão traz apenas conceitos sobre os subsistemas de acordo com a Norma.

NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis.

12.      O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
(a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;
(c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)
(d)  Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
(e)  Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Então relacionando as colunas de acordo com a Norma temos:

RESPOSTA LETRA "D"

Um participante me indagou sobre a possibilidade de anular essa questão, pois a descrição do Subsistema Patrimonial tem uma palavra diferente e ele julga que mudou o sentido da frase.

A Norma diz:

Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados COM AS variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 

A questão está:
Patrimonial – registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados ÀS variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 

4 comentários:

  1. Afinal essa questão pode ser anulada?

    ResponderExcluir
  2. Conversei com professores de português sobre esta alteração. Eles foram enfáticos em dizer que a alteração da preposição alterou o sentido da frase.
    Segundo eles, quando se trata de Leis, tem que deixar bem claro o que ela quer expressar e se fosse para trocar palavras teriam que ser palavras sinônimas.
    Vamos entrar com recurso!

    Recurso:

    o Estrutura do Sistema Contábil
    o Onde pede para relacionar uma coluna com a outra, não tem a que pode ser relacionada com o Subsistema Patrimonial.
    o Redação Original, extraída da Resolução CFC nº 1.268/09 e NBC T 16.2:
     Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)
    o Na questão 22 ao relacionar a última opção o texto está escrito assim:
     Registar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados às variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
     Quando a preposição é alterada de “com as” para “às” altera o sentido da frase.
     Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

    ResponderExcluir