quarta-feira, 25 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 21 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Primeiramente, quero dizer que não sou especialista na área pública por isso me perdoem qualquer equívoco, porém muitas questões do exame sobre o Contabilidade Pública dá pra resolver utilizando os conhecimentos gerais de Contabilidade com algum certo conhecimento da legislação. Nesse gabarito tive a orientação do Professor Ercílio Marinho, onde me ajudou no gabarito correto da questão. A resolução não passou pelo crivo dele, mas pedirei que analise quando der.

De acordo com a NBC T 16.4 – Transações no Setor Público.




VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.

8.       Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

9.       Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

Nessa questão bastaria saber a diferença entre Quantitativa e Qualitativa, pois os fatos que a questão basta apenas analisar quais afetam o resultado ou não.

FATO A: Lançamento de IPTU na data de ocorrência do fato gerador. IPTU é de competência municipal das prefeituras claro, esse fato é o reconhecimento da Receita pelo ente público então aumenta a situação patrimonial.

D - IPTU a Receber
C - Receita com IPTU (Variação Patrimonial Aumentativa

FATO B: Compra de um Veículo a Prazo, um fato permutativo que não altera o patrimônio líquido do ente público.

D - Veículo
C - Contas a Pagar


FATO  C: Contratação de operação de crédito, também provoca um aumento no ativo e passivo sem alterar o patrimônio líquido.

D - Caixa ou Banco
C - Empréstimos

FATO D: Reconhecimento pelo Regime de Competência mensal o 13º salário que é só é pago no final do ano, ou seja, o ente tá reconhecendo corretamente a despesa de pessoal, pois o funcionário trabalhou o mês e computado o seu 13º. Se é despesa diminui a situação patrimonial do ente.

D - Despesa com 13º Salário
C - 13º Salário a pagar.

De acordo com as afirmativas, as que são qualitativas, ou seja, não alteram o Patrimônio Líquido são os fatos B e C.

RESPOSTA LETRA "B" 



4 comentários:

  1. Minha duvida é acerca do Aquisição de veículo a prazo. Sendo a praz não alteraria o patrimônio liquido por causa dos juros? A questão pede em relação ao patrimônio liquido, a questão não deveria estar escrito Quantitativo uma vez que o qualitativo não faz alteração no patrimônio liquido?


    8. Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
    9. Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A compra do Veículo nao altera o PL, mas o pagamento ai é outra história.

      Excluir
    2. Professor por favor pode nos ajudar com 49 do técnico

      Excluir
  2. Saiu o gabarito http://www.fbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132&Itemid=107

    Professor vc é o fera, seu gabarito tá 99,9% somente a 49 que eles colocou a D. Mas a B está correta também vamos pedir a anulação. No meu caso fiquei com 23 pontos conferindo com mais cuidado, então se anular a 46 e 49 to dentro.

    ResponderExcluir