terça-feira, 24 de março de 2015

RESOLUÇÃO QUESTÃO 14 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1










RESOLUÇÃO:

De acordo com a NBC TG 03 (R2) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Nos itens:



12.     Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.

33.   Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.

34A. Esta Norma encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

De acordo com os itens acimas e nas afirmações grifadas e em negrito, entendo que os Juros pagos ou recebidos, pode ser Caixa Operacional ou Financiamentos. Depende sobre o que está pagando os Juros.

RESPOSTA LETRA "B" 

OBS: Como fala no item 33, pois estes juros são custos de obtenção dos referidos recursos, ou seja, juros sobre um empréstimo foi sobre uma Atividade de Financiamento. Tanto a Norma quanto a questão são claras, PODE SER em nenhum momento diz que DEVE SER classificado como Operacional ou Financiamento.

Se alguém interpôr recursos por esse motivo não vai lograr êxito, o que pode-se fazer é provar que essa alternativa não está igual ao Item 12 da NBC TG 03 e que isso causou confusão nos participantes.


17 comentários:

  1. Professor, qual a possibilidade de anularem esta questao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Quirino você poderia por favor formular um modelo de recurso para essa questão!? Pretendo entrar com recurso contra esta questão, porém estou com dificuldades para formula-lo.

      Ficarei muito grato!!!

      Excluir
    2. Sinceramente amigo, não sei nem como fazer, pois não sei qual argumento usar! Analisarei com calma, mas não posso prometer!

      Excluir
    3. Por favor Professor Quirino, faça uma esforço para elaborar um modelo de recurso para essa questão 14. Preciso da anulação dela para passar......Ficaria eternamente grata.

      Excluir
    4. Antonio Quirino graças a Deus e essa ferramenta Contador a Qualquer Custo consegui ser aprovado com 34 questões no edital 2015.2.Muito obrigado professor.

      Excluir
  2. Professor, no enunciado desta questão aparece "liquidação de um empréstimo obtido", que pode perfeitamente ser de terceiros. Acontece que a lei fala em juros do capital próprio para classificar nas atividades de financiamento:
    "34A. Esta Norma encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos E JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento."
    Então, como fica? Acredito que pode ser anulada a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fala de JUROS PAGOS E RECEBIDOS, e dividendos e juros sobre capital próprio. Ou seja amiga, ela fala de dois tipos de juros, os pagos e recebidos de terceiros, e os de capital próprio, entendeu?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Professor,
      Ajuda a gente!
      Entende-se com CPC 03(R1): Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte principal deve ser classificada como atividade de financiamento.
      Este pronunciamento encoraja fortemente as entidades a CLASSIFICAREM OS JUROS, RECEBIDOS OU PAGOS, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxo de caixa das atividades de financiamento.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal entrei com recurso para essa questão por não ser tao clara na sua resposta, espero que seja anulada apesar da minima provação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou entrando com recurso nessa questão, não está clara e induz o candidato ao erro.

      Excluir
  6. Boa tarde! Gente aos que precisam de pelo aumenos mais 2 questões, temos duas com possibilidades de anulações. Ao verificar novamamente nas resouções do professor Antonio ele observa as questões 14 e 30, revejam.Bom a 14 diz: que o argumento podera ser nesse sentido: Essa questão não esta igual ao item 12 da NBC TG, sendo que na hora da resolução houve confusão entre os participantes.Na 30 também existe esperança,; A questão ao fornecer os valores custo fixo e variavel não coloca que o valor de 500 seja unitario,suprimindo essa informação,por esta razao atrapalhou na resposta,causando confusão também na resolução.
    Então vamos enviar e-mails para la com essas observações. E-MAIL e o seguinte: suficiencia@fbc.org.br. Vamos nos juntar em um so para conseguirmos, a esperança e a ultima que morre.Obgda professor Antonio por suas excelentes observações, nos como candidatos ficamos muitas vezes perdidos e o senhor no guia nesse momento,obgda.Ah se o senhor poder reforçar agradecemos de antemão.

    ResponderExcluir