terça-feira, 16 de setembro de 2014

RESOLUÇÃO QUESTÃO 21 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2


RESOLUÇÃO:


Não sou especialista na área Pública Contábil, sempre solicitava um ex-professor da faculdade para resolver para mim as questões voltadas para essa área, porém nesse semestre só veio uma especificamente de fatos na Contabilidade Pública resolvi arriscar e fazer pelo que eu conhecia. Então se estiver errado peço desculpas a todos, mas irei procurar um especialista ainda essa semana.

Primeiramente vamos ver os dados que a questão fornece, ela nos dá um valor de aquisição de um Ativo Imobilizado e sua respectiva Depreciação, assim já encontramos o Valor Contábil Líquido dele, que O Valor de Aquisição menos a Depreciação. A questão diz ainda que esse bem foi orçado e vendido por um valor de 28.000,00, a questão pede o resultado desse fato na Contabilidade Pública.


IMOBILIZADO
BENS MÓVEIS - VEÍCULOS
           24.000,00
(-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
                 400,00
VALOR CONTÁBIL LÍQUIDO
           23.600,00
RECEBIMENTO DA VENDA IMOBILIZADO
           28.000,00
RESULTADO LÍQUIDO
             4.400,00

SISTEMA PATRIMONIAL

O Sistema Patrimonial é constituído das contas que registram as movimentações que concorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais (móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, operações de crédito, dentre outras), originadas ou não da execução orçamentária.
É registrado também no Sistema Patrimonial o resultado econômico do exercício originária das Variações.
As variações patrimoniais quantitativas decorrem de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, subdividindo-se em:
- Variações patrimoniais aumentativas – quando aumentam o patrimônio líquido (receita sob o enfoque patrimonial);
- Variações patrimoniais diminutivas – quando diminuem o patrimônio líquido (despesa sob o enfoque patrimonial).

No primeiro caso houve uma variação patrimonial Aumentativa de 4.400,00, pois o bem foi dado baixa por 23.600,00 e houve o ingresso de recursos de 28.000,00.

SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

O Sistema Orçamentário é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais abertos.

No segundo momento, houve o registro da Receita orçamentária e o respectivo lançamento do Recebimento dessa Receita de 28.000,00, por isso houve um débito e crédito do mesmo valor.

RESPOSTA LETRA "D"



Um comentário: