quarta-feira, 9 de outubro de 2013

RESOLUÇÃO QUESTÃO 46 - EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC 2013.2

46. De acordo com o que determina o Código de Ética Profissional do Contador, julgue as situações hipotéticas abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
1. Um contador adota como estratégia de marketing publicar anúncios em jornal. Nos anúncios, ele faz indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados, além da relação dos clientes que autorizavam a publicação de seu nome;
2. Um auditor, atento ao programa de educação continuada, mantém-se atualizado, participando de cursos de extensão, seminários e outros eventos;
3. Um profissional da Contabilidade que atua como consultor tributário orienta os seus clientes a manterem escrituração contábil regular, independentemente do regime tributário escolhido.
Os profissionais citados nas situações acima agiram em conformidade com o que determina o Código de Ética Profissional do Contador nos itens:
a) I e II, apenas;
b) I e III, apenas;
c) I, II e III;
d) II e III, apenas.

Resolução:




Resolução CFC nº 803/96 – Código de Ética Profissional do Contador e suas alterações.

Art. 3º - No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista:

I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes; (6)

XVI – emitir referência que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicação em que haja menção a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles;

Nos itens acima fica claro que no quesito 1, não houve desobediência ao Código de Ética, esta poderia ser a grande dúvida da questão..

Resposta: Letra C

Nenhum comentário:

Postar um comentário