terça-feira, 1 de outubro de 2013

RESOLUÇÃO QUESTÃO 21 - EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC 2013.2

21. Conforme o que determina a Lei nº 4.320/64 sobre a contabilidade aplicada às entidades públicas governamentais, assinale a opção INCORRETA.
a)     A contabilidade deverá manter os registros analíticos de todos os bens de caráter permanentemente, com indicação dos elementos responsáveis pela sua guarda e administração.
b)     A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado financeiro do exercício.
c)      As autarquias devem remeter, dentro do prazo que a legislação fixar, os balanços ao órgão central de contabilidade da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal para fins de incorporação dos resultados, salvo disposição legal em contrário.
d)  Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

Resolução: 


Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

Resposta: Letra B (pois, é a afirmação incorreta)

2 comentários:

  1. Não entendi porque a letra B está errada, pois está escrita conforme a Lei descrita acima.

    ResponderExcluir
  2. Lá na questão diz, resultado financeiro do exercício e o correto é resultado "patrimonial" do exercício.

    ResponderExcluir