segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RESOLUÇÃO QUESTÃO 09 - EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC 2013.2

9. Em relação às informações relativas à riqueza criada e sua distribuição apresentada na Demonstração do Valor Adicionado de uma empresa industrial, assinale a opção INCORRETA.

a) A distribuição do valor adicionado abrange, entre outros, a remuneração direta com pessoal, benefícios, FGTS, imposto, taxas e contribuições federais, estaduais e municipais e a remuneração de capitais próprios, tais como dividendos e juros do capital próprio.

b)   A remuneração de capital de terceiros abrange, entre outros, os fornecedores, as contas a pagar, os juros passivos, as provisões judiciais e as reservas patrimoniais.

c)  O valor adicionado recebido em transferência abrange, entre outros, o resultado da equivalência patrimonial e as receitas financeiras.

d)  Os insumos adquiridos de terceiros abrangem, entre outros, os custos das matérias-primas incluídos no custo dos produtos vendidos, energia e serviços de terceiros.


Resolução:

O CPC 09 no item 33 que trata sobre a distribuição de riqueza diz que :
Remuneração de capitais de terceiros - valores pagos ou creditados aos financiadores 
externos de capital. 
• Juros - inclui as despesas financeiras, inclusive as variações cambiais passivas, relativas a quaisquer tipos de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, empresas do grupo ou outras formas de obtenção de recursos. Inclui os valores que tenham sido capitalizados no período. 
• Aluguéis - inclui os aluguéis (inclusive as despesas com arrendamento operacional) pagos ou creditados a terceiros, inclusive os acrescidos aos ativos. 
• Outras - inclui outras remunerações que configurem transferência de riqueza a terceiros, mesmo que originadas em capital intelectual, tais como royalties, franquia, direitos autorais, etc. 

Resposta: Letra B (Pois, é a afirmação incorreta) 

3 comentários:

  1. Olá por favor me explique, o capital de terceiros seria referente a entrada de capital na minha empresa, isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Remuneração de capital de terceiro, são valores pagos a outros, ou seja tudo que paguei de juros e alugueis.

      Excluir
  2. Fornecedores e contas a pagar tbm nao seriam uma forma de remuneraçao de terceiros???

    ResponderExcluir